Boletim Digital 421

topo
  Nº 421 - Brasília, 26 de outubro de 2016      

  

Sistema de homologação de equipamentos da ICP-Brasil tem novo laboratório de ensaios autorizado pelo Inmetro

 

Foi publicada no ultimo dia 24, no Diário Oficial da União – DOU, por meio da Portaria nº 478 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, a autorização para que o Laboratório de Aplicações Tecnológicas para o Setor Produtivo e Industrial – LASPI realize ensaios previstos no Programa de Avaliação da Conformidade para equipamentos de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O LASPI, laboratório do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – DEL/POLI/UFRJ, está autorizado a realizar ensaios de nível I para cartões criptográficos, leitoras de cartões inteligentes, tokens criptográficos e módulos de segurança criptográfica.

Para o assessor técnico do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Ruy Ramos a autorização obtida pelo novo laboratório é importante para a operação do sistema de certificação digital ICP-Brasil. “Com a autorização, o processo de homologação de equipamentos junto ao Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade fica ainda mais robusto e temos a oportunidade de atender a uma demanda maior de solicitação de ensaios de produtos. Dessa forma, o mercado torna-se mais dinâmico. As empresas que trabalham com a emissão dos certificados digitais e os usuários terão uma variedade maior de equipamentos homologados disponíveis”, afirmou Ramos.

É importante ressaltar, que o contato com o laboratório de ensaios deve ser feito através do Organismo de Certificação de Produtos – OCP acreditado, no caso, a NCC Cerificações. O OCP deve ser a primeira entidade procurada por aqueles que desejam homologar um produto.

Como funciona a homologação de equipamentos na ICP-Brasil:

Em 10 de janeiro de 2013, foi publicada no Diário Oficial da União – DOU a Portaria n° 8 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro que aprovava os Requisitos de Avaliação de Conformidade – RAC para equipamentos de certificação digital no padrão da ICP-Brasil. Assim, surgia formalmente o processo de certificação no Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade – SBAC dos equipamentos utilizados para a operação da certificação ICP-Brasil.

Dessa forma, a ICP-Brasil migrou de um modelo próprio de reconhecimento e acreditação de equipamentos (hardwares) para o sistema Inmetro, internacionalmente reconhecido. Agora, para homologação de equipamentos de certificação digital junto à ICP-Brasil, primeiramente deve-se submeter o produto ao Organismo de Certificação de Produtos – OCP, acreditado pelo Inmetro, que indicará os laboratórios disponíveis para realização de ensaios, para obtenção do Certificado de Conformidade. Logo após, deve-se buscar a homologação junto ao ITI. Os equipamentos que devem seguir tais procedimentos são: cartões, leitoras, tokens e HSMs.

divisao

ITI e Denatran trabalham em parceria

Representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI receberam na tarde de ontem, 24, na sede do Instituto, em Brasília, o coordenador geral substituto de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran Diego Oliveira. O encontro teve por objetivo a troca de informações entre os órgãos para o desenvolvimento de aplicações com o uso da tecnologia do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Leia mais

divisao

Confira a Nota Técnica sobre as mudanças nas políticas de assinatura e listas de
políticas de assinaturas

 

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, por meio de sua Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização – DAFN e da Coordenação-Geral de Normalização e Pesquisa – CGNP, torna pública a Nota Técnica nº 003/2016 – CGNP/ITI. Leia mais

 

divisao

face  tiwi  instagram rss  yout
Siga o ITI nas Redes Sociais

divisao

Caso não deseje mais receber o boletim, envie um e-mail para
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com a palavra "remover" no campo assunto.


rodape2
 
  • Acesso à Informação
  • Transparência Pública
  • Untitled 1
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance