Boletim Digital 420

topo
  Nº 420 - Brasília, 19 de outubro de 2016      

 

topocertforum 

14º CertForum: Novos vídeos no Youtube

 

Já estão disponíveis os vídeos com a íntegra das apresentações da tarde do primeiro dia de palestras do 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital, etapa Brasília, realizado no dia 24 de agosto. O material pode ser acessado no canal do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI no Youtube.

No primeiro vídeo, o consultor de TI da Rede Amil de Saúde Fernando Hungaro detalha a implementação, o desenvolvimento e o uso do prontuário eletrônico na Rede Amil. Os desafios e as dificuldades encontradas durante a inserção da certificação foram um dos destaques da apresentação.

A segunda mesa foi dedicada ao uso do certificado no judiciário. Inicialmente, o procurador federal chefe do ITI André Garcia lançou seu e-book “Curso de Direito da Certificação Digital”. A obra está disponível para download no site do ITI.

Dando continuidade à temática de direito, o consultor em certificação digital Fabiano Menke falou sobre a assinatura digital e seus efeitos jurídicos. Encerrando as apresentações do dia, a secretária-adjunta da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro – OAB/RJ Ana Amélia Mena Barreto falou sobre o uso do certificado digital como instrumento de trabalho do advogado. Barreto detalhou os projetos da OAB/RJ que visam atualizar os advogados cariocas e tornar a tecnologia mais acessível.

Confira as apresentações na íntegra

Certificação Digital na iniciativa privada: https://youtu.be/D_qSjolWsgs
Direito e Certificação Digital: https://youtu.be/Ntk0tV2cL7M


divisao

Pela primeira vez justiça recebe mais processos digitais

 
A Justiça brasileira recebeu, em 2015, cerca de 27 milhões de processos novos, dos quais 55,7% foram por meio eletrônico. É a primeira vez que a proporção de processos novos em meio virtual supera a porcentagem de novas ações judiciais propostas em papel. O dado faz parte do anuário estatístico “Justiça em Números”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Um dos fatores determinantes desse novo cenário é a disseminação do Processo Judicial Eletrônico – PJe, que faz uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileia – ICP-Brasil. Leia mais

divisao

Laudos periciais são assinados digitalmente no Ceará

 

A Perícia Forense do Ceará – Pefoce concluiu o projeto de digitalização de seus laudos periciais. A iniciativa possibilitará o início do envio desse tipo de documento para as autoridades competentes via Sistema de Informação Policial 3W – SIP3W, com o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Leia mais

 

divisao

face  tiwi  instagram rss  yout
Siga o ITI nas Redes Sociais

divisao

Caso não deseje mais receber o boletim, envie um e-mail para
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com a palavra "remover" no campo assunto.


rodape2
 
  • Acesso à Informação
  • Transparência Pública
  • Untitled 1
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance