Boletim Digital 419

topo
  Nº 419 - Brasília, 13 de outubro de 2016      

  

14º CertForum: etapa regional é realizada em Porto Alegre

 

14556714 593906854067985 4496507830182914186 oA etapa regional do 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital foi realizada no último dia 5, em Porto Alegre/RS. Com grande interatividade entre o público e os palestrantes, o evento teve como destaque a apresentação de projetos e sistemas implementados no estado do Rio Grande do Sul, que fazem uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e ajudam na desburocratização do serviço público, na economia de insumos e na segurança da informação.

O evento foi iniciado pelo diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Pedro Paulo Lemos que fez uma breve apresentação dos números da ICP-Brasil e destacou os setores da economia que fazem uso da tecnologia. Em seguida, o diretor de Tecnologia da Informação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul Jorge Krug falou sobre o desenvolvimento da certificação no estado do Rio Grande do Sul e nas instituições bancarias. Por fim, o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul – OAB/RS Filipe Pereira Mallmann destacou a evolução que a certificação digital trouxe para os advogados, e enumerou desafios que ainda devem ser vencidos para que o uso do certificado ICP-Brasil torne-se ainda mais benéfico.

A primeira palestra do dia foi feita pelo analista da Área de Certificação Digital da Unidade de Gestão Corporativa do Banrisul Carlos Eduardo Wagner. Wagner explicou aos presentes como funciona a emissão de certificados ICP-Brasil no Banrisul e deu destaque à capilaridade da rede de emissão de certificados em todo o estado gaúcho. Encerrando a manhã, a analista de Sistemas da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – Procergs Cynthia Anzanello falou sobre a adesão do Rio Grande do Sul à certificação e sobre o desenvolvimento de sistemas para a administração pública local com o intuito de tornar os processos mais ágeis, seguros e menos burocráticos.

A implantação da Junta Digital no Rio Grande do Sul foi o tema da apresentação do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – Jucergs Paulo Roberto Kopschina. A expectativa é de que em 2017 diversos serviços da Jucergs sejam ofertados apenas por meio digital. Advogado do escritório Mattos Filho, Júlio Regoto, em sua apresentação, afirmou que a certificação digital pode ser utilizada em muitos outros processos em escritórios de advogacia além do peticionamento eletrônico. Para ele, o uso de documentos digitais é um avanço e deve ser implementado em todos os processos possíveis.

Encerrando o CertForum, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul – IGP/R André Luiz Assis mostrou como a certificação melhorou a produção de laudos periciais na instituição. O 14º CertForum, etapa Porto Alegre, foi realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid. O evento contou com apoio Institucional do Banrisul e com o patrocínio das empresas Certisign, Safeweb Autoridade Certificadora e Soluti Certificação Digital.

divisao

ITI no Youtube: Disponível vídeo da mesa de abertura do 14º CertForum – Etapa Brasília

 
Você já pode assistir a mesa solene de abertura do 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital, etapa Brasília, no canal do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI no Youtube. A mesa de abertura foi realizada solenemente no dia 23 de agosto, em comemoração aos 15 anos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Leia mais

 

divisao

Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Amapá é assinado com certificado ICP-Brasil

 

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá – TCE/AP iniciou, no último dia 10, a publicação do Diário Oficial Eletrônico – DOe. A disponibilização do Diário Eletrônico foi regulamentada através da Resolução Normativa nº 162/2015, o documento é assinado digitalmente com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. As edições do Doe, disponíveis em PDF, podem ser acessadas no menu Diário Oficial, na aba acesso rápido no site do TCE. Leia mais

 

divisao 

Participe: ITI apoia evento de Social Business

 

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI apoia institucionalmente o Social Business, evento realizado pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro – AmCham Rio. As palestras serão realizadas no dia 21 de outubro, no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro no site do evento. Leia mais

 

 
divisao

face  tiwi  rss  yout
Siga o ITI nas Redes Sociais

divisao

Caso não deseje mais receber o boletim, envie um e-mail para
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com a palavra "remover" no campo assunto.


rodape
 
  • Acesso à Informação
  • Transparência Pública
  • Untitled 1
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance