E-mail brasileiro entra no ar em novembro

Brasília – A implantação de um sistema de correio eletrônico pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para proteger as mensagens do governo de espionagem, começará em novembro. A informação foi dada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

 

E, a partir do ano que vem, todos os funcionários do governo federal, incluindo a presidente Dilma Rousseff, terão de usar um Certificado Digital para acessar a conta de e-mail.

 

O sistema, chamado de Token e que funciona como um pen drive, deve ser inserido no computador a cada uso, e serve para dar mais segurança e proteger o e-mail de invasões. O sistema de e-mail chamado Expresso V3, desenvolvido pelo Serpro, será universalizado para todos os ministérios, autarquias e fundações até o fim do primeiro semestre do ano que vem.

 

A Petrobras também entrará na lista dos órgãos que passarão a usar o sistema de segurança eletrônica, que permite o uso de e-mails, calendário, mensagens instantâneas para chat e videoconferência.

 

A determinação partiu da presidente depois da divulgação do esquema de mega espionagem dos Estados Unidos pelo ex-funcionário da Agência Nacional de Inteligência (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.

 

Quinta-feira, Bernardo foi chamado por Dilma para uma reunião, na qual ela manifestou o interesse em expandir o sistema. Em um primeiro momento, o novo e-mail será obrigatório para todos os órgãos da administração pública federal.

 

“A presidente Dilma pretende fazer disso uma regra na administração pública federal. Vamos transformar a determinação em um decreto a ser assinado por ela. O Serpro, inclusive, está fazendo a revisão do programa do computador, para apresentar uma versão nova. Em novembro, provavelmente, ele estará operacional”, disse Bernardo.

 

Fonte: MONITOR MERCANTIL http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=142678&Categoria=CONJUNTURA


  • Transparência Pública
  • Untitled 1       
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance