Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > Prontuário Eletrônico do Paciente facilita atendimento médico em Hospital Goiano
Início do conteúdo da página

Prontuário Eletrônico do Paciente facilita atendimento médico em Hospital Goiano

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 12h28 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 12h28

Inaugurado em julho de 2015, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol funciona desde sua inauguração com uso do Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP assinado digitalmente com certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Localizado em Goiânia, o hospital público tem seus dados e processos clínicos, assistenciais, administrativos, financeiros e estratégicos integrados, proporcionado gestão eficiente e transparente.

De acordo com a supervisora de Prontuário Eletrônico do Paciente, Halana Alves, “os documentos em meio eletrônico do Hugol obedecem às normativas do Manual de Certificação para Sistemas de Registros Eletrônico em Saúde, aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, em que o Nível de Garantia de Segurança 2 – Assinatura Digital dos documentos é realizado via certificado digital padrão ICP-Brasil, conforme aprovado pela Medida Provisória 2.200/2001, que concede validade jurídica plena a esses documentos”.

Segundo Alves, a utilização do PEP nas instituições de saúde é de grande relevância, essencialmente por eliminar a utilização de grande quantidade de papel e custos com impressões, organização e arquivamento desses documentos, por possibilitar a utilização de um espaço físico de arquivo menor e, também, por possibilitar acesso rápido dos profissionais da saúde às informações do paciente, auxiliando para um atendimento eficiente e seguro.

No sistema eletrônico, o profissional médico pode realizar prescrições, evoluções, solicitações de exames, transfusões e outros procedimentos de forma rápida e com segurança. O PEP oferece rastreabilidade dos medicamentos, desde a prescrição médica até a dispensação dos medicamentos. A assinatura dos profissionais por meio de certificado digital garante a autenticidade e a segurança das informações, sendo mais um diferencial da instituição.

Com informações da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás

Fim do conteúdo da página