Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > Secretário de Administração da Presidência da República conhece ambiente seguro da ICP-Brasil
Início do conteúdo da página

Secretário de Administração da Presidência da República conhece ambiente seguro da ICP-Brasil

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 15h17 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 16h13

O ambiente seguro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil recebeu nesta quarta-feira, 30, a visita do secretário de Administração da Presidência da República Antônio Carlos Paiva Futuro, de seu adjunto Clovis Curado e do diretor de Tecnologia da Presidência Maurício Bittencourt Henrique Silva. A comitiva ficou positivamente impressionada com a robustez dos procedimentos adotados para garantia da segurança do Sistema Nacional de Certificação Digital.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão Ramos participou da visita e destacou a importância da ICP-Brasil. “O governo precisa conhecer mais sobre a ICP-Brasil para dimensionar a importância desse sistema para o País. Estamos trabalhando para massificar o uso da certificação. Para isso se faz necessária a divulgação da ICP-Brasil nos órgãos da Administração Pública, para que esses entes saibam da possibilidade de oferecer serviços digitais seguros”.

Gastão lembrou ainda de aplicações que já fazem uso do certificado e de novos mercados que devem ser alcançados em breve, “atualmente temos a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, um documento digital assinado com certificado ICP-Brasil, mas os avanços não param por aí, a expectativa é que em breve todos os serviços dos Departamentos de Trânsito – Detrans possam ser acessados digitalmente com uso do certificado”.

A comitiva, que contou ainda com a participação dos diretores de Auditoria, Fiscalização e Normalização e de Infraestrutura de Chaves Públicas, Rafaelo Abritta e Waldeck de Araújo Júnior, do coordendor-geral de Segurança da Informação José Gonçalves e do coordenador de Infraestrutura Tecnológica Jeferson Barbosa, todos do ITI, visitou todos os níveis de segurança do ambiente seguro e teve oportunidade de conhecer os procedimentos de segurança adotados no local.

Fim do conteúdo da página