Primeiros equipamentos da ICP-Brasil são certificados pelo Inmetro

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI homologou os primeiros hardwares que receberam a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Esses são os primeiros produtos homologados que seguem os Requisitos de Avaliação de Conformidade – RAC para equipamentos de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Os equipamentos foram avaliados pelo Laboratório de Ensaios e Auditoria – LEA, com relação aos requisitos técnicos de segurança e interoperabilidade exigidos pelo Manual de Condutas Técnicas nº 2 - Volume I – Versão 3.0, e aprovados por Organismo de Certificação de Produtos – OCP. Os  Atos Declaratórios Executivos nsº 0001/2017 e 0002/2017 trazem todas as informações sobre os dois equipamentos certificados e homologados.

O coordenador-geral de Operações do ITI, André Caricatti, destacou a importância do marco para ICP-Brasil. Caricatti lembrou que o processo de homologação de produtos da ICP-Brasil junto ao Inmetro teve início oficialmente em setembro de 2012, com a publicação da Resolução nº 96 do ITI, que aprovou a versão 3.0 do documento que regulamenta a homologação de sistemas e equipamentos de certificação digital, o DOC-ICP-10, e teve continuidade com a publicação, por parte do Inmetro, da Portaria n.º 8, em janeiro de 2013, que aprovou os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Equipamentos de Certificação Digital Padrão ICP-Brasil.

“Com a certificação dos primeiros produtos no novo processo de homologação de equipamentos da ICP-Brasil, temos o início, de fato, do novo modelo de homologação, que atualiza e aprimora todo o processo. Os equipamentos da ICP-Brasil agora têm o selo do Inmentro, que garante reconhecimento internacional para os nossos equipamentos”, afirmou Caricatti.

  • Acesso à Informação
  • Transparência Pública
  • Untitled 1
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance