ICP-Brasil é apresentada à comitiva da China

09/12/2011

 

 

01.jpegO Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu representantes do governo chinês interessados em conhecer a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), bem como o modelo de gestão adotado no sistema nacional de certificação digital. Estiveram presentes o presidente do ITI, Renato Martini, o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho e os assessores técnicos Antônio Borba Cangiano e Eduardo Lacerda.

 

Martini iniciou o encontro abordando os aspectos históricos da ICP-Brasil e a atuação do ITI ao longo da última década que resultou, segundo o presidente, em um “conjunto de aplicações e serviços que ampliaram a atuação do governo e de entes públicos, solucionando problemas, evitando a utilização desordenada de matérias-primas e viabilizando o estabelecimento de um governo eletrônico”. O presidente do ITI ainda fez menção ao desenvolvimento de softwares e hardwares totalmente nacionais, o que possibilitou ao país uma melhor gestão dessa infraestrutura. “Firmamos convênios com entidades públicas que nos trouxeram resultados bastante satisfatórios, como o desenvolvimento de cadeias de certificação digital, algo então inédito no país. Sem dúvida esses elos configuram-se bastante proveitosos por conferirem soberania tecnológica em certificação digital ao Brasil”, definiu.

 

Em seguida, Maurício Coelho apresentou a configuração da ICP-Brasil a partir da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz). “Nossa Infraestrutura é uma raiz que está no topo e não na base. As Autoridades Certificadoras (ACs) de 1° e 2° níveis ramificam e estendem, através dos pontos de atendimento que emitem certificados digitais, a utilização dessa tecnologia a todos os estados do País, o que permite que a certificação digital ICP-Brasil seja massificada em função de aplicações como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Conectividade Social ICP”, destacou. O encontro, que teve tradução simultânea do português para o mandarim, ainda teve exposições sobre biometria e desmaterialização de processos realizadas pelos assessores do ITI Eduardo Lacerda e Antônio Cangiano, respectivamente.

IMG_0562.JPG IMG 0552
  • Acesso à Informação
  • Transparência Pública
  • Untitled 1
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance