Uruguai inaugura Infraestrutura de Chaves Públicas

09/12/2011

 

A Unidade de Certificação Eletrônica (UCE) da Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação (AGESIC) do Uruguai lança, nesta sexta-feira (9), a Infraestrutura de Chaves Públicas do país. Chamada de PKI Uruguay (Public Key Infrastructure), tal Infraestrutura permitirá, de acordo com nota publicada no site da AGESIC, a implementação de transações eletrônicas em uma estrutura segura e confiável, além de tratar-se de um feito histórico na área de TI daquele país.

 

Entre as autoridades internacionais estará presente o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini. O ITI já havia participado de encontros no Uruguai e apresentado aos membros do governo uruguaio o modelo de gestão tecnológica e jurídica da ICP-Brasil. O Uruguai é uma das nações que compõem o Mercosul Digital, projeto de iniciativa de cooperação internacional da União Europeia e do Mercosul que tem como objetivo criar um bloco de comércio eletrônico entre esses países.

 

Na opinião do presidente do ITI, “não há duvidas que tal integração configura-se importantíssima, uma vez que ela é capaz de criar uma linguagem mais homogênea sobre as tecnologias da comunicação e informação além de propiciar que todas as nações envolvidas nesse projeto obtenham benefícios e cumpram metas globais”. O Brasil, segundo Martini, tornou-se um modelo bem sucedido em certificação digital o que coloca o País numa posição de consolidador desse bloco. “A PKI Uruguay contempla nossa expectativa. Em breve, haverá uma equiparação em relação a segurança das operações. O desbravamento dessas fronteiras tecnológicas permitirá uma aproximação com outros blocos internacionais”,finalizou.

 

Também participarão da inauguração da PKI Uruguai o pró-secretario da Presidência da República do Uruguai, Diego Cánepa, o presidente da Suprema Corte de Justiça, Leslie Van Rompaey, o diretor executivo de AGESIC, José Clastornik, o presidente da UCE, Jorge Forcella, o subsecretario de Tecnologias de Gestão da Argentina, Eduardo Thill e o coordenador do e-Governo da Organização dos Estados Americanos, Miguel Porrúa.

  • Acesso à Informação
  • Transparência Pública
  • Untitled 1
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance