Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > Certificado ICP-Brasil é utilizado em serviço eletrônico para Autorização Especial de Trânsito em São Paulo
Início do conteúdo da página

Certificado ICP-Brasil é utilizado em serviço eletrônico para Autorização Especial de Trânsito em São Paulo

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 11h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 10h21

O Governo do Estado de São Paulo lançou na última segunda-feira, 2, plataforma para a emissão digital da Autorização Especial de Trânsito – AET, documento expedido pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER, para veículos ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga que não se enquadrem nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

O DER emite 100 mil Autorizações Especiais de Trânsito por ano. Antes, as solicitações eram feitas exclusivamente no Atendimento Público Centralizado – APC, localizado na sede do órgão estadual, na cidade de São Paulo. Com a adoção do novo sistema, os motoristas ganham em praticidade, pois o processo é realizado totalmente pela internet, e em segurança, já que a AET é assinada com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O novo sistema é oferecido pelo VIA DIGITAL, uma plataforma eletrônica multisserviços facilmente acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet pelo link www.viadigital.sp.gov.br.

Para solicitar a AET Digital, o requerente preenche o cadastro online, paga o boleto que receberá por e-mail e faz o download em arquivo PDF. Os solicitantes podem requisitar a AET por meio dos dispositivos móveis conectados à internet em qualquer região do país.

Fim do conteúdo da página