Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > ITI e UnB assinam TED para desenvolvimento de plugin
Início do conteúdo da página

ITI e UnB assinam TED para desenvolvimento de plugin

Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 15h04 | Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 15h16

23012018 ITI 10 LGPradoFoto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Nesta terça-feira, 23, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Universidade de Brasília – UnB assinaram Termo de Execução Descentralizada – TED para o desenvolvimento de plugin que permite a assinatura digital em arquivos PDF baseado no padrão PAdES. Na qualidade de representantes das instituições estiveram na cerimônia o diretor-presidente da autarquia Gastão José de Oliveira Ramos, e a reitora da universidade Márcia Abrahão Moura.

Atualmente, já é possível assinar documentos PDF com o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A partir das iniciativas do ITI, foi possível produzir o TED e, assim, dar continuidade aos trabalhos na otimização do plugin que viabiliza a geração de assinaturas digitais a partir de aplicação usada na visualização de arquivos digitais.

“Ao nos depararmos com a necessidade de assinaturas digitais ICP-Brasil em documentos no formato PDF, identificamos a oportunidade de desenvolver uma solução que atendesse ao interesse da Administração Pública e da sociedade. O ITI, enquanto governo, permanecerá a mapear os diversos cenários, selecionar as situações que sejam propícias aos seus trabalhos e, principalmente, a ser protagonista da certificação digital ICP-Brasil e investidor da pesquisa de ponta. Criar mecanismos eficientes que desburocratizem e proporcionem economia e sustentabilidade ao país é uma de nossas metas”, comentou o diretor-presidente do ITI.

Em sua fala, a reitora da UnB reiterou o desejo da universidade em integrar projetos de pesquisa apoiados pelo ITI. Segundo ela, é possível que outros sejam iniciados. “Assino cerca de nove mil diplomas por semestre. Não tenho alternativa senão lançar mão da tecnologia para que estes trâmites sejam acelerados, economizando assim tempo e recursos. Creio que este aporte possa servir de motivação para que outras alianças entre ITI e UnB sejam firmadas”, salientou. O total do repasse feito pelo ITI à UnB será de R$ 197.862,86.

Participaram da cerimônia o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas Waldeck Pinto de Araújo Júnior, o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa Wilson Roberto Hirata, os assessores técnicos da presidência Ruy Ramos e José Antonio Carrijo, o coordenador de Planejamento, Orçamento e Administração Ronoilton Gonçalves e o assessor da área de normalização e pesquisa, Jorge Carvalho, todos do ITI. Além da reitora, esteve presente o coordenador do projeto de desenvolvimento do plugin, professor Thiago Alves da Fonseca.

Fim do conteúdo da página