Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ITI recebe embaixador do Azerbaijão

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 18h00 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 18h10 | Acessos: 8

O embaixador da República do Azerbaijão Elkhan Polukhov esteve hoje, 11 de agosto, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, em Brasília, para conhecer o sistema brasileiro de assinatura digital e a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, além de verificar a possibilidade de iniciar entendimentos entre Brasil e Azerbaijão para uso de documentos digitais entre os países.

 

No encontro, o embaixador destacou o interesse do Azerbaijão em dinamizar o comércio exterior do país com o uso de documentos digitais com validade jurídica, tornando os processos menos burocráticos e mais ágeis. Polukhov falou sobre a assinatura digital que é utilizada em seu país e do interesse em viabilizar um acordo com o Brasil para que os documentos assinados digitalmente no Azerbaijão tenham validade no Brasil e vice-versa.

 

O coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI Wilson Hirata e os assistentes técnicos da Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto, Marlene Isidro e Ricardo Pereira, falaram sobre o uso do certificado digital no Brasil e apresentaram outros acordos já em funcionamento, como entre Brasil e Argentina que viabilizaram o documento Certificado de Origem Digital.

 

Ao final da reunião, ficou acertado que as equipes técnicas do ITI e da Embaixada do Azerbaijão farão contato para troca de informações sobre a certificação digital utilizada nos países. Além disso, as questões jurídicas que envolvem o acordo também serão estudadas. Participaram ainda do encontro o segundo secretário da Embaixada da República do Azerbaijão, Seymur Abdullyev e a colaboradora do ITI Alessandra Maria Cintra Taveira.

Fim do conteúdo da página